quinta-feira, 27 de março de 2014

E... a Lenda do Anel de Claddagh

Como falei antes... Eis aqui a breve história do "Claddagh Ring"

A história romântica do místico e lindo anel Claddagh aconteceu a cerca de 300 anos atrás, numa pequena vila de pescadores chamada Claddagh, fora dos muros da cidade de Galway na costa oeste da Irlanda.A lenda diz que certa vez um barco de pescadores fora capturado por piratas e seus tripulantes vendidos como escravos à um rico joalheiro Turco.
Um dos tripulantes, Richard Joyce, casaria nesta mesma semana. Os anos se passaram e não houve casamento, Richard Joyce trabalhava na negociação de jóias. Com o tempo Joyce se tornou um grande artesão, e nunca esqueceu a mulher que amava e deixara na vila. Ele fez um anel de ouro para ela, onde no centro havia um coração que representava o amor, uma coroa que significava lealdade e duas mãos representando a amizade.
Após oito anos ele conseguiu escapar de seus raptores e retornou a sua vila, e para sua alegria ele descobriu que seu amor nunca perdera a esperança de reencontrá-lo. Ele deu o anel que tinha forjado a ela, se casaram, e nunca mais se separaram.


Tirado do http://letsgotodublin.blogspot.com.br/2011/10/qual-e-historia-do-claddagh-ring.html

Segundo a autora do blog:
"Colocar este anel em sua mão direita com o coração apontando para fora, significa que seu coração não pertence a ninguém. Colocar este anel em sua mão direita com o coração apontado para o seu coração, significa que tem alguém em sua mente. Mas colocar este anel em sua mão esquerda com o coração apontando para o seu coração mostra que duas pessoas se uniram para sempre. Estes anéis foram mantidos como relíquias familiares que passaram de geração para geração, de mãe para filha no dia de seu casamento.
O design deste anel se tornou internacionalmente popular. A simplicidade do anel e o simbolismo que ele representa, fez dele um presente ideal para um amigo ou para a pessoa amada."

Então... Já quero um pra mim... olha que lindo:



E por hora... só... ♥

sexta-feira, 21 de março de 2014

Poemas e Poesia

Sabem a diferença entre Poema e Poesia?

Poema é a parte escrita, onde o poeta põe todo seu sentimento e adoração, toda sua força e percepção para escrever para alguém, de alguém, ou de algo que possa achar interessante para seus trabalhos.

A Poesia é o sentimento em si!
É aquilo que você sente quando lê, escuta, ou escreve um poema.

A primeira vez que um poema me tocou, a ponto de eu perceber a poesia por trás dele, a ponto de eu querer estudar e começar a escrever poemas, foi no colégio (na época, oitava série, 2002). Minha professora mostrava o Soneto da Fidelidade, de Vinicius de Moraes:

Soneto de Fidelidade

Vinicius de Moraes


De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


Até hoje me encanto, e apesar de não ser o único poema que me lembro completa e totalmente, creio que seja o que mais me toca, me fascina, até me representa.
Sim, me representa. Acredito que o amor dure o tempo que durar. Não que ele acabe, mas ele é "infinito enquanto dure", depois, se torna uma lembrança. Ás vezes boa, ás vezes ruim, mas uma lembrança.
Eu me lembro de todos meus amores, tá, nem todos, mas me lembro do primeiro (amor), e dos namorados que tive, ainda guardo boas lembranças, e um pouco de saudade de alguns. Outros nunca mais vi...

Mas hoje, apaixonada pela vida, ainda me apaixono como uma adolescente...
Hoje, apesar de todos os caminhos já traçados, todas as escolhas feitas, oportunidades perdidas ou não, ainda me vejo como uma garota, se apaixonando pelo mundo, pelas pessoas, por um rapaz... ♥

E, como a garota tímida que sempre fui, no máximo consigo disfarçar (ou não), mas agir de forma estranha quase sempre, para tentar tirar o rubor da face... ^^'

O caso é, que a fidelidade, como diz no poema, pode não ser eterna, mas que pelo menos dure o tempo do amor. Acho a fidelidade, lealdade e amizade, os sentimentos mais importantes, além do amor, em um relacionamento, seja ele qual for.

Na próxima conto a Lenda do Anel de Claddagh... Onde Amizade, Lealdade e Amor são os símbolos da união!

Até mais!